Lucélia Elizabeth Paiva

Psicóloga  -  CRP 06/16.410
Doutora em Psicologia - USP
Mestrado em Ciências (Oncologia) - Hospital A.C. Camargo

Psicóloga. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, pela USP (2008), com a tese A arte de falar da morte: a literatura infantil como recurso para abordar a morte com crianças e educadores - publicada pela Editora Ideias e Letras sob o título A arte de falar da morte para crianças (2011). Mestre em Ciências (Área de concentração: Oncologia), pela Fundação Antônio Prudente - Hospital A. C. Camargo (2000), com a dissertação Atitudes de médicos na relação com pacientes com câncer avançado e em fase terminal em um Hospital Geral e em um Hospital de Especialidade.
 
Apresenta experiência como docente e supervisora em cursos de graduação, além de ministrar aulas em cursos de Pós-Graduação e Extensão.
 
Trabalha em consultório particular exercendo atividades em Psicologia Clínica e Hospitalar, Psicoterapia e Mediação de Conflitos.

Na área educacional, realiza, também, projetos com educadores para trabalhar com situações de conflito, bullying, morte e luto.
 
Ministra palestras, cursos e workshops com ênfase nas áreas de mediação de conflitos. tanatologia, oncologia, cuidados paliativos, desenvolvimento humano, processo de envelhecimento, cuidado ao cuidador, luto infantil e adulto, literatura infantil, biblioterapia... para gestores, profissionais e estudantes das áreas da saúde e educação, além de contadores de histórias e voluntários.
 
Atua como consultora em organizações corporativas, instituições de saúde e de educação, trabalhando com situações de conflitos nas relações, doenças, morte, perdas, crises e emergências, utilizando, como recurso, a biblioterapia e atividades de expressão criativa, promovendo reflexões críticas sobre si e sobre o outro, de forma criativa e construtiva.
 
Responsável Técnica pelo Núcleo de Estudos em Psicologia Aplicada à Saúde e Educação - CRP 06/3168 J.